Nesta quinta-feira, 11, às 21 horas, a TV Aparecida exibirá, em sinal aberto e também em seu canal do Youtube, o programa especial Arquivo A: Sementes Crioulas. O documentário, gravado durante o mês de março no Rio Grande do Sul, revela as experiências do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e organizações parceiras na defesa e multiplicação das sementes tradicionais.
Com destaque para a Festa da Semente Crioula, realizada em Seberi, a equipe da TV Aparecida percorreu diversas localidades do estado, como Panambi, Pinhal, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Pelotas e Rio Grande. O objetivo foi mostrar aos telespectadores o trabalho vital dos camponeses gaúchos na preservação e compartilhamento de suas sementes ancestrais.
O programa, uma iniciativa do departamento de jornalismo da TV Aparecida, conta com a realização graças ao apoio da cooperativa de geração e distribuição de energia Creluz, além do engajamento de diversas organizações que colaboraram para a realização da VII Festa da Semente Crioula e II Feira da Economia Solidária. Entre elas, destacam-se o MPA, Cooperbio, ANAC, Prefeitura de Seberi, FURG, MDA/Governo Federal, Caixa, ICPJ, Cooperfumos, Cáritas, MST, Admau, Sicredi, Cresol, Prisma Comunicação Visual, Sementes Origem Camponesa e projeto Alimergia.
O trabalho de reportagem, conduzido pela jornalista Rafaela Caroline Lourenço Coutinho e pelo cinegrafista Carlos Augusto Pereira Aparecida, proporciona uma imersão profunda no universo das Sementes Crioulas, através do formato conhecido como "grande reportagem".
Não perca a exibição do programa Arquivo A: Sementes Crioulas nesta quinta-feira, 11, às 21h, na TV Aparecida, disponível em diversos meios, incluindo canal aberto, aplicativos de streaming nativos de smart TVs, TVs por assinatura e plataformas online.
Publicado por