Nesta quinta 03 de setembro, o Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CIGRES), com sede em Seberi, recebeu a segunda remessa de máquinas e caminhões adquiridos, totalizando um investimento de R$ 4.9 milhões, o maior da história do Consórcio.
Nesta segunda etapa foram entregues ao Cigres um trator sobre esteiras 18 toneladas, dois caminhões caçamba e quatro caminhões coletores de resíduos para lixo seco. O Consórcio já havia recebido uma escavadeira hidráulica sobre esteiras de 22 toneladas e quatro caminhões coletores de resíduos orgânicos e rejeitos, totalizando assim 10 caminhões e 2 máquinas pesadas.
Os recursos foram liberados pelo Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal, através do Programa Lixão Zero, com a liberação de R$ 4.920,905,00, (4,9 milhões) em benefício do Consórcio. No total, 21 projetos de todo o Brasil foram selecionados, sendo o Cigres, o órgão com o maior número de municípios beneficiados.
Os recursos são oriundos de direitos difusos do Ministério da Justiça e vêm para atender proposta do Cigres, cadastrada por meio de edital. Atendendo atualmente 31 municípios, o Consórcio recebe, em média, 55 toneladas de resíduos por dia.
O presidente do Cigres, prefeito de Pinhal, Edmilson Pedro Pelizari, agradece o apoio dos colegas prefeitos, equipe de colaboradores, assessorias e comunidade regional, salientando que esta conquista é histórica e contribuirá de forma decisiva para tornar o processo de coleta e reciclagem mais eficiente, gerando economia para os municípios.
Nos últimos dois anos, o Cigres está passando por um processo de remodelação da sua gestão com vários avanços que incluem a regularização dos licenciamentos e grandes melhorias na infraestrutura da sua sede física, localizada as margens da BR 386 em Seberi.
Edevaldo Stacke/Divulgação
Publicado por