Justiça determina que Seara teste todos os funcionários em Seberi
Publicado em 22/12/2020 às 00:00
Capa Justiça determina que Seara teste todos os funcionários em Seberi

A pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), a Justiça determinou hoje que a Seara, do grupo JBS, aplique testes para covid-19 em todos os funcionários e terceirizados do frigorífico de Seberi, no Rio Grande do Sul — depois que 127 empregados testaram positivo na unidade. O pedido foi aceito no dia 19 de dezembro com caráter de urgência pela juíza do trabalho Aline Rebello Duarte Shuck.

 

Dentre os 127 casos positivos para coronavírus, 62 foram testados pelo método RT-PCR em 1º de dezembro.

 

A Ação Civil Pública foi levada à Justiça pelo MPT-RS devido ao recebimento de denúncias de diversas irregularidades cometidas pela empresa, que integra o Grupo JBS. Entre elas: empregados sintomáticos que continuaram trabalhando; ausência de determinação de afastamento das atividades em 157 casos de atendimentos ambulatoriais relacionados a sintomas compatíveis com a covid, sendo 19 referentes a integrantes de grupos de risco; determinação de afastamentos por períodos inferiores a 14 dias em 43 casos, dos quais 32 permaneceram menos de 10 dias afastados; aumento do ritmo e da jornada de trabalho, chegando a jornadas de mais de 12 horas diárias, mesmo diante de uma “segunda onda” de covid-19; aumento exponencial em um curto período de tempo do número de casos confirmados, com sobrecarga para os serviços de saúde dos municípios da região.

 

Em nota, o MPT disse ainda que com o objetivo de não aguardar os resultados dos testes RT-PCR coletados pelo município, a empresa passou a realizar “testes rápidos” (sorológicos) nos domicílios dos trabalhadores. “O resultado é que houve casos de trabalhadores que retornaram ao trabalho em razão do resultado negativo do teste rápido da empresa e que posteriormente tiveram contaminação confirmada por meio dos testes RT-PCR”.

 

A pena para o descumprimento da determinação será de multa diária de R$ 30 mil contados a partir dos próximos 10 dias.

 

(Esta reportagem foi publicada originalmente no Valor PRO, serviço de informações e notícias em tempo real do Valor Econômico)

 

Por Naiara Albuquerque, Valor — São Paulo

Fonte: valorinveste.globo.com

Publicado por

Foto Fortaleza FM
Fortaleza FM
Fotos