CHUVAS INTENSAS CAUSAM ESTRAGOS E ALAGAMENTOS EM VARIOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO
Publicado em 30/05/2022 às 00:00
Capa CHUVAS INTENSAS CAUSAM ESTRAGOS E ALAGAMENTOS EM VARIOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO

A forte chuva que cai sobre a região desde sexta-feira, 27, começa a trazer novas consequências. Diversos municípios da região já registram pontos de alagamento.

Rodeio Bonito

Na tarde de domingo, 29, um caminhão guincho que tentava passar por uma ponte entre Ametista do Sul e Rodeio Bonito ficou encalhado no local devido o nível da água.

Uma Retroescavadeira da prefeitura de Ametista do Sul foi utilizada para remover o caminhão do local. O trânsito está interrompido entre os municípios.

Novo Tiradentes

Em Novo Tiradentes, o prefeito Luiz Carlos Benedetti informou que várias estradas foram atingidas e interrompidas com a invasão da água do rio Jaboticaba. Até o momento, não há informações de residências danificadas.

Cerro Grande

Em Cerro Grande, vídeos que circulam nas redes sociais também mostram pontos de alagamento no município. Estradas no interior foram alagadas e interrompidas na Linha Burrati e Barra do Bugre. Na cidade, a água chegou em algumas residências no bairro cohab 2, em frente a creche municipal. O município informou que atua tentando escoar a água em alguns locais.

Erval Seco

Erval Seco teve diversas estradas do interior danificadas, entre elas a que liga o município até Dois Irmãos das Missões.Uma ponte na cidade também sofreu danos. A Secretaria de Obras atua para mitigar a situação.

Seberi

Seberi também teve diversas estradas do interior atingidas. As aulas nas escolas municipais de ensino fundamental estão suspensas nos dias 30 e 31, mas seguem normalmente nas creches.

Frederico Westphalen

A estrada principal da linha Pedras Brancas está completamente interrompidas devido ao deslizamento de terra. O vice-prefeito do município, João Vendruscolo, informou que "os danos nas estradas são enormes", mas que não há ocorrências mais graves até o momento.

De acordo com o coordenador da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 7 - Frederico Westphalen, Tenente Coronel Alexandre Moreira Pereira, até o momento não há comunicação de ocorrência por parte das defesas civis municipais.

Também há registro de quedas de árvores nas rodovias da região, o que requer atenção especial por parte dos motoristas que pegarem a estrada. Municípios também informaram quedas constantes de energia elétrica. As competições esportivas programadas para este domingo, 29, foram suspensas em FW e Caiçara.

Altos índices de chuva

Nos últimos dias, ao menos três municípios da região registraram índices de chuva superiores aos 100mm. Boa Vista das Missões tem um acumulado de 164mm desde a última quinta-feira, 26. Palmitinho chega aos 170mm e Seberi, aos 180mm.

Defesa Civil emite alerta

A Defesa Civil do RS emitiu alerta na manhã deste domingo, 29, para a região. O alerta informa a possibilidade de temporais com raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos. Em caso de emergência, a população pode acionar a instituição através do 199 ou 193.

Inmet emite aviso de tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um Aviso de Perigo de Tempestade para diversas regiões dopaís, incluindo o Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo, 29. Segundo o instituto, pode haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso tem fim previsto para o às 10 horas de segunda-feira, 30.

De acordo com o Inmet,  Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fonte: Radio Fortaleza FM

Publicado por

Foto Fortaleza FM
Fortaleza FM
Fotos