Salário mínimo deve ter novo reajuste no dia 1º de maio
Afirmação foi feita pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho
Publicado em 13/02/2023 às 11:43
Capa Salário mínimo deve ter novo reajuste no dia 1º de maio

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o salário mínimo, atualmente no valor de 1.302 reais, deve passar por aumento ainda este ano. O último reajuste do piso nacional passou a valer no dia 1º de janeiro. “Nós estamos discutindo a busca de espaço fiscal para mudar o valor do salário mínimo ainda este ano. Se houver espaço fiscal, nós haveremos de anunciar uma mudança para 1º de maio”, afirmou o ministro em entrevista.

No início do ano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o aumento chegaria a 1.320 reais. No entanto, centrais sindicais e aliados do governo cobram um aumento maior, de 1.342 reais.

Para a ministra do Planejamento, Simone Tebet, qualquer aumento no montante dependerá de um corte de gastos do governo.

Além do novo reajuste, a retomada da Política de Valorização do Salário Mínimo, também é uma das prioridades da pasta. De acordo com o ministro Luiz Marinho, a política mostrou bons resultados nos governos anteriores do presidente Lula, quando Marinho foi ministro do Trabalho, entre 2005 e 2007.

Ele também falou das expectativas da pasta para esta nova gestão e destacou a reparação das relações trabalhistas como uma das prioridades. Marinho destacou ainda a retomada das obras públicas como um impulso para o crescimento da economia e das oportunidades de emprego.

Fonte: LA+

Publicado por

Foto Leonardo Vargas
Leonardo Vargas
Fotos