Maioria das cidades não está pronta para receber a tecnologia 5G
Municípios com população igual ou superior a 500 mil habitantes devem ser atendidos até julho de 2025
Publicado em 26/01/2023 às 10:53
Capa Maioria das cidades não está pronta para receber a tecnologia 5G

Dez de 26 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes - com exceção das capitais — não contam com leis de antenas preparadas para receber plenamente o sinal 5G. O levantamento é do Conecte 5G, projeto das operadoras de telecomunicação criado para divulgar informações sobre a implantação da tecnologia no Brasil.

Pelas regras do edital que contratou o 5G para o país, as capitais foram as primeiras cidades a receber o sinal, durante o ano passado. A próxima etapa é atender os municípios com população igual ou superior a 500 mil moradores até julho de 2025.

As adaptações na legislação são consideradas importantes para o avanço da tecnologia, porque, apesar de a competência sobre a instalação de antenas ser da União, muitas cidades impõem restrições a esse tipo de equipamento, por meio de leis sobre uso e ocupação do solo. Por isso, embora a Agência Nacional de Telecomunicações  já tenha dado aval para o 5G ser ligado nessas cidades, a antecipação do cronograma depende da adequação das leis, entre outros fatores.

Vale ressaltar que a instalação das novas antenas do 5G difere das tecnologias anteriores, já que necessitam de um número maior de replicadores de sinal. As grandes cidades devem ter uma antena para cada 100 mil habitantes, ou seja, número dez vezes maior do que o que se usa hoje para o padrão 4G.fre

Fonte: LA+

Publicado por

Foto Leonardo Vargas
Leonardo Vargas
Fotos