O Procon RS, departamento vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), aprimorou o serviço de atendimento eletrônico ao consumidor. O lançamento, feito nesta quarta-feira, 25, promete oferecer maior celeridade às demandas ocorridas no site da entidade (www.procon.rs.gov.br).
Através da atualização, o site passa a ter um mecanismo que informa aos cidadãos se a sua região possui um Procon Municipal de forma antecipada. A ferramenta também comunica se a demanda está incompleta por falta de documentos e informações. É preciso lembrar que os documentos obrigatórios são: comprovante de identidade com foto (RG, CPF, CNH, entre outros), comprovante de residência e documentos que evidenciem a relação de consumo (nota fiscal, extratos, capturas de tela, contratos, entre outros).
Conforme o diretor do Procon RS, Rainer Grigolo, o atendimento eletrônico foi aprimorado no sentido de prestar um serviço público mais qualificado à população gaúcha. “É preciso destacar que muitos consumidores pedem atendimentos e se esquecem de anexar os documentos necessários, ou desconhecem o canal mais adequado para a sua demanda”, descreve. “Esta atualização chega para ser um exercício de cidadania, porque ajuda os consumidores a compreenderem melhor o funcionamento dos Procons, sejam eles Municipais ou Estadual”, ressalta.
A nova ferramenta do atendimento eletrônico ao consumidor pode ser conferida aqui.
Procon RS Digital
A atualização faz parte do programa Procon RS Digital, um projeto de modernização da entidade que teve início em 2022. O programa possui o mesmo nome que a nova plataforma de intermediação, que visa facilitar acordos e soluções em demandas de consumo entre consumidores e fornecedores que aderem à plataforma.
Publicado por