Passa de 200 o número de cidades gaúchas em situação emergência pela estiagem
Em Frederico Westphalen, Legislativo aprovou abertura de crédito para a construção de 12 microaçudes que irá beneficiar famílias que sofrem com a escassez de água
Publicado em 27/01/2023 às 14:06
Capa Passa de 200 o número de cidades gaúchas em situação emergência pela estiagem

A situação da estiagem no Rio Grande do Sul piorou ao longo desta semana. Já são mais de 200 cidades gaúchas que notificaram perdas em razão da falta de chuvas, que se estende desde o início de dezembro. Dessas, 174 já tiveram o decreto recebido em Porto Alegre pela Defesa Civil estadual. Também hoje subiu para 92 o número de decretos já reconhecidos pelo governo gaúcho. Desses, 57 documentos foram homologados pela União. Os dados são da Defesa Civil do Estado.

Na região do Médio Alto Uruguai, já tiveram decreto reconhecido pela União os municípios de Caiçara, Cerro Grande, Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Miraguaí, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Redentora, Rodeio Bonito, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha. 

Em Frederico Westphalen, o Poder Legislativo aprovou em Sessão Extraordinária realizada na terça-feira, 24, o Projeto de Lei nº 02/2023, que autoriza a abertura de créditos destinados à Secretaria Municipal de Agricultura, para a construção de 12 microaçudes a famílias que sofrem com escassez de água em suas propriedades.

No total, o Governo do Estado irá repassar, por meio do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, um montante de R$ 107.519,04. 

Fonte: LA+

Publicado por

Foto Leonardo Vargas
Leonardo Vargas
Fotos