Palmitinho comemora hoje 57 anos de emancipação
Município celebra mais um ano com crescimento em várias áreas
Publicado em 22/05/2023 às 15:46
Capa Palmitinho comemora hoje 57 anos de emancipação

O município de Palmitinho completa nesta segunda-feira, 22, o aniversário de 57 anos de Emancipação Político Administrativo. A data foi marcada por diversas festividades, que iniciaram ainda no mês de abril, com a inauguração do Ginásio de Esportes da Linha Cordilheira do Guarita. O ápice das comemorações ocorreu no sábado, 20, quando foi realizada a Festa Popular alusiva ao aniversário de 57 anos, na Linha Boa Vista. Na ocasião ocorreu o pronunciamento de autoridades, almoço popular, corte do Bolo Alusivo aos 57 anos e reunião dançante. Já no domingo, 21, foi realizada a celebração em ação de graças, na Igreja Matriz.

Em entrevista exclusiva ao Complexo Luz e Alegria, o prefeito Caetano Albarello falou sobre as comemorações, bem como das obras que estão sendo realizadas no município. O gestor também destacou o esforço das lideranças e de toda a comunidade, que contribuem para o avanço e expansão de Palmitinho. 

– Em primeiro lugar, eu quero dizer que a gente tem bastante a comemorar, graças a um esforço da nossa população. E realmente essas festividades que estão acontecendo nos orgulham e orgulham a todos os palmitinhenses. Nada seria possível sem a participação, dedicação e o esforço que cada um faz.  Também não seria possível fazer isso se não houvesse a colaboração de todos os nossos colaboradores, dos nossos secretários e do nosso povo –, disse Albarello.

Suinocultura se destaca no município
A Suinocultura sempre foi um setor de destaque em Palmitinho, sendo inclusive um dos maiores produtores do Estado. De acordo com o ranking de municípios gaúchos e respectivas quantias de suínos produzidos para abate no Estado, no ano de 2022, divulgado pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), o município ficou em terceiro lugar no Estado. 

Caetano ressaltou os investimentos feitos no setor, principalmente em um ano que novamente foi marcado por forte estiagem. O prefeito também reforçou que a intenção é diversificar e fortalecer também outros setores, como laticínios e indústrias.

– Nós trabalhamos no sentido de aumentar cada vez mais a produção de suínos no município. Passamos por quatro anos de dificuldade, e o município teve investimentos enormes no atendimento ao setor da suinocultura. Neste ano, por exemplo, nós disponibilizamos quatro carros-pipa para atender os produtores. Então foi um trabalho bastante intenso nos últimos anos. E nós queremos também começar a mudar um pouco o foco do município, mas sem tirar a atenção especial à suinocultura. Nós temos um grande número de produtores de leite, além de 20 a 30 aviários, então é um trabalho intenso e que a gente não vai descuidar. Nós também estamos nos encaminhando com uma proposta de industrialização no município, e estamos fazendo investimentos importantes nesse sentido –, destacou o prefeito.

Facipal
De acordo com o Prefeito, ainda durante o mês de maio será realizado o lançamento oficial da Facipal 2023, a Feira que pretende mostrar as potencialidades do município, que acontecerá de 12 a 15 de outubro.

Publicado por

Foto Fortaleza FM
Fortaleza FM
Fotos