VIII Festa da Semente Crioula Celebra a Agricultura Familiar e a Cultura Camponesa em Seberi
O evento, que foi promovido pela Cooperbio e pelo Movimento dos Pequenos Agricultores, celebrou a agroecologia e a produção de alimentos sem uso de agrotóxicos.
Publicado em 17/03/2025 às 08:48
Atualizado em 17/03/2025 às 09:59
Capa VIII Festa da Semente Crioula Celebra a Agricultura Familiar e a Cultura Camponesa em Seberi



A 8° Festa da Semente Crioula e 3° Feira da Economia Solidária em Seberi, aconteceu neste Sábado, 15 de Março de 2025 e reuniu centenas de pessoas, entre elas agricultores, autoridades, representantes de diversos movimentos sociais e pesquisadores. O evento, promovido pela Cooperbio e pelo Movimento dos Pequenos Agricultores, contou também com o lançamento da Pedra fundamental da biofábrica Geasol, que irá fortalecer a agroecologia local na nova fábrica de Bioinsumos que será construida no Município com investimento estimado em R$ 7 Milhões da Fundação Banco do Brasil.

O evento teve palestras e atividades culturais, como a troca das sementes crioulas, que destaca a importância da preservação das sementes e da economia solidária para um futuro mais sustentável. 

Além do incentivo à produção sustentável, durante o evento, o prefeito de Seberi, Adilson Adam Balestrim, sancionou o Projeto de Lei n° 10/2025, que homenageia o cantor e compositor Belchior, dando seu nome a uma cachoeira próxima à Cooperbio. O espaço, frequentado pelo artista, está eternizado como símbolo cultural do município de Seberi. 

A festa contou  com as apresentações artísticas de Odilon Ramos, Antônio Gringo e Regina, rodas de conversa sobre saberes tradicionais e o plantio simbólico de árvores. A Feira de Economia Solidária promoveu a comercialização de produtos agroecológicos, reunindo agricultores familiares, cooperativas e coletivos de partes do nosso País. 

Fonte: Rádio Fortaleza FM 89.9

Publicado por

Foto Vilson Diego de Oliveira
Vilson Diego de Oliveira
Fotos