Valec publica o traçado definitivo da Ferrovia Norte-Sul
Publicado em 28/05/2015 às 00:00
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A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A publicou em seu site oficial o traçado definitivo da Ferrovia Norte-Sul, ligando a região da produção, passando por Santa Maria até o Porto de Rio Grande. No Rio Grande do Sul, os trilhos passarão, ainda, pelos municípios de Caiçara, Iraí, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões, Palmeira das Missões, Condor, Panambi, Cruz Alta e Pelotas. A AMZOP atuou fortemente para que o traçado da ferrovia contemplasse esta parte do Rio Grande do Sul. A confirmação do traçado é festejada pelos Prefeitos e lideranças da região. A definição do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul levou em conta aspectos como a demanda econômica, o fluxo de caminhões e a geografia do solo, tendo em vista o menor custo logístico de transporte e o incremento do volume de cargas. Parte da ferrovia já foi construída do Pará, passando por Maranhão, Tocantins, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Não há previsão para inserção da porção Sul no plano de concessões a ser lançado em junho. A Ferrovia Norte-Sul é uma ferrovia brasileira, concessionarizada à VLI2 através de licitação realizada pela Valec em 2008 à sua antiga controladora Vale S.A. no trecho de Açailândia (km 0) até Porto Nacional (km 720, próximo a Palmas /Tocantins). O trecho entre Porto Nacional e Anápolis, com mais 855 km, está basicamente pronto para rodar. Quando concluída, a Ferrovia Norte Sul possuirá a extensão de 4.155 km e cortará os estados de Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A ferrovia foi concebida sob o propósito de ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro. As obras da ferrovia iniciaram-se em 1987, durante o governo do presidente José Sarney. BOA NOTÍCIA SAIBA MAIS SOBRE A EF-151 - A Ferrovia Norte Sul – FNS vai ligar Barcarena/PA a Rio Grande/RS. Principais objetivos da FNS - Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga; - Conectar a malha ferroviária brasileira; - Promover uma logística exportadora competitiva. Benefícios - Reduzir os custos de comercialização no mercado interno - Reduzir os custos de transportes - Melhorar o desempenho econômico de toda a malha ferroviária; - Aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. Fonte:jornal A RAZÃO eAMZOP

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