Pandemia faz Ministério da Saúde ampliar campanha de vacinação contra gripe
Publicado em 04/05/2020 às 00:00
Capa Pandemia faz Ministério da Saúde ampliar campanha de vacinação contra gripe

O Dia de D de Vacinação Contra a Influenza, marcado inicialmente para o sábado, 9 de maio, foi suspenso pelo Ministério da Saúde. Também foi prorrogado o início da próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação, dividindo em duas etapas o público-alvo que ainda não havia sido contemplado. Assim, a estratégia de vacinação seguirá até 5 de junho, ganhando duas semanas a mais.

De acordo com o governo federal, a mudança se dá em função do momento atual de propagação da Covid-19 e da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan.

“Aumentando o tempo da campanha e dividindo mais os públicos que devem ir até os postos, diminuem-se também as aglomerações e possíveis contágios do coronavírus nesses ambientes”, afirma a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Estados e municípios estão recebendo as doses da vacina da gripe de forma escalonada, a cada semana, conforme são produzidas pelo Instituto Butantan. A farmacêutica Tatiana Castilhos, da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), informa que estão previstas para chegar ao Rio Grande do Sul nos próximos dias 342 mil doses de vacinas contra influenza.

Como ficou o calendário de vacinação depois das alterações:

• 11 a 17 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias;

•18 de maio a 5 de junho: adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas.

Na primeira etapa da campanha, idosos e profissionais de saúde atingiram a marca de 100% da estimativa do público vacinado.

Fonte: Ascom SSE

Publicado por

Foto Fortaleza FM
Fortaleza FM
Fotos